Berçário



ANO LECTIVO 2011/2012



O Sr. Inverno "vestido" pelos papás das crianças do Berçário!


     Margarida               e                   Guilherme

Matilde Morais        e                  Afonso G.

Matilde S.                     e                    Luana

Camila                     e                     Daniela

Maria Inês

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A equipa da Sala de Berçário deseja a todos um óptimo 2012!!! ;)












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O Natal já chegou à nossa salinha!





Vamos lá dizer se com material de desperdício não se fazem bonitas estrelinhas?!
Os Papás do Berçário inspiraram-se e eis o resultado:

MARTIM

LUANA


JULIANA

MATILDE MORAIS

EMA

RAFAEL



MATILDE COELHO
DANIELA


EMA E RAFAEL
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O Outono

A FOLHINHA DO AFONSO PAIS

A FOLHINHA DA CAMILA

A FOLHINHA DO GUILHERME

A FOLHINHA DA JULIANA

A FOLHINHA DA MARIA INÊS

A FOLHINHA DA MATILDE COELHO

A FOLHINHA DA MATILDE MORAIS

A FOLHINHA DA EMA

A FOLHINHA DO RAFAEL


Sejam Bem Vindos!




Educadora Cláudia Nogueira




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Ano Lectivo 2010/2011


Dia da Mãe






A Salinha de Berçário

28 de Março de 2011

O Berçario é um espaço onde tudo foi planeado para o desenvolvimento da criança.
Apresenta um ambiente exclusivo e adequado às necessidades da criança dos 4 meses  ao 1 ano de idade, onde o brincar, o aprender, o carinho e os cuidados básicos são fundamentais.

O espaço de estimulação foi desenvolvido com materiais apropriados, brinquedos pedagogicamente modernos e acessórios disponíveis, de acordo com a idade, oferecendo à criança estímulos motores e sensoriais.

O local onde realizamos a higiene dos bebés possui compartimentos individuais e personalizados, para guardar os materiais de higiene do criança, estando estes devidamente identificados.

O dormitório possui berços identificados pelo nome de cada bebé, um local seguro, silencioso e tranquilo.











Os primeiros Dentinhos...

30 de Janeiro de 2011

O  aparecimento do primeiro dente é aguardado com alguma ansiedade e muitas dúvidas. O primeiro dente nasce por volta do sexto mês e o último por volta dos 3 anos, perfazendo no total 20 dentes de leite, dez em cada maxilar. O surgimento do 1º dente varia de bebé para bebé, assim como o ritmo e o número de dentes a surgir ao mesmo tempo.
Regra geral, os primeiros dentes a aparecer são os da frente em relação aos de trás, e os do maxilar inferior primeiro que os do superior.
O primeiro dente do bebé é recebido com muita alegria pela família, mas este passa por algum sofrimento demonstrado pelo choro, inquietação e birra. É comum os bebés babarem-se muito nesta altura, terem alterações no sono e nariz entupido. As gengivas ficam inchadas e querem morder tudo para diminuir a pressão que os dentes fazem ao romper a gengiva. Como têm dor podem perder um pouco o apetite.
Existem pomadas para aliviar a dor das gengivas, que se aplica com o dedo lavado dos pais, ao mesmo tempo que massaja a gengiva, que por si só já alivia a dor.
Também há borrachas próprias para eles morderem, que devem ser colocadas no frigorífico porque o frio ajuda a aliviar a dor. Há que ter atenção com objectos fornecidos ou agarrados pelo bebé, porque podem partir, rachar, conter tintas ou peças pequenas que provoquem asfixia quando colocadas na boca ou engolidas.
O bebé pode também ficar com o rabinho vermelho do cocó quando os dentes estão a querer romper. Alguns pais apercebem-se da vinda de um novo dente pelas assaduras do bebé.
Em situações em que verifique que o bebé tem muito sofrimento, consulte o médico para este lhe indicar se é necessário colocar algum supositório para aliviar a dor, ou despistar outras situações.
Nesta altura o bebé está mais debilitado e sensível a doenças, alguns costumam fazer febre, diarreia, otites, bronquiolites ou outras doenças quando quer aparecer mais um dente. Motivo pelo qual deve consultar o médico sempre que vir algo de diferente no bebé, e não considerar tudo normal devido aos dentes.



Os nossos Anjinhos de Natal











Aos Pais
 
Por favor toca-me

Se sou o teu bebé, por favor toca-me
Preciso do teu toque, de formas que nunca poderás entender
Não me laves e vistas e me alimentes apenas
Mas embala-me, beija a minha cara e acaricia o meu corpo
O suave toque da tua mão, transmite-me segurança e amor.
Se sou a tua criança, por favor, toca-me
Mesmo se te afasto ou resisto
Persiste, encontras maneiras de conheceres as minhas necessidades
O teu abraço de boa noite adocica os meus sonhos
O teu toque durante o dia diz o que sentes por mim
Se sou o teu adolescente por favor toca-me
Não penses que por estar a crescer
Não preciso de saber que ainda gostas de mim.
Preciso do teu abraço de amor, preciso da tua voz suave
Quando o caminho se torna difícil, a criança dentro de mim precisa de ti.
Se sou o teu amigo, por favor, toca-me
Não há como um abraço caloroso, para me dizer que gostas de mim.
Uma mão tranquilizante e amiga, quando estou deprimido mostra-me que sou amado.
E assegura-me que não estou sozinho.
O teu toque reconfortante pode ser o único que eu recebo.
Se sou o teu parceiro por favor toca-me,
Podes pensar que a tua paixão seja suficiente
Mas só os teus braços afastam os meus medos.
Para me relembrar que sou amado por ser como sou.
Se sou o teu filho crescido, por favor toca-me
Mesmo tendo a minha própria família para abraçar,
Ainda preciso do abraço da mãe e do pai quando dói.
Como pai, tenho uma visão diferente,
Eu aprecio-vos mais.
Se sou o teu pai idoso, por favor, toca-me
Da mesma forma que era tocado quando era criança
Dá-me a mão, senta-te perto de mim, dá-me força
E aquece o meu corpo cansado com o teu aconchego
Mesmo que a minha pele esteja enrugada e gasta,
Gosta de ser acariciada.
Phillis K. Davies


Dia da Alimentação
16 de Outubro
          O que é iversificação alimentar
          A diversificação alimentar é a fase de transição de uma alimentação exclusivamente láctea para outra que inclui também outros alimentos que vão suprir as necessidades nutricionais do seu bebé para que este tenha um desenvolvimento saudável. Esta fase termina quando a criança se integra na dieta familiar, no início do 2º ano de vida.


          Recomendações Gerais
          - Inicie a alimentação diversificada com caldo de legumes aos 5 meses, se o seu bebé está a ser alimentado com leite artificial, ou mais próximo dos 6 meses, se o seu bebé está com leite materno exclusivo e boa evolução de peso.
          -  Dos 6 aos 12 meses, o leite deve ser fornecido ao bebé numa quantidade diária de cerca de 500 ml.
           - Ofereça sempre os alimentos à colher e aumente lenta e progressivamente a quantidade e consistência das refeições.
           -  Introduza um alimento novo de cada vez, com uma periodicidade não inferior a 3-5 dias.
           - Tente fazer as refeições em horários regulares.
           - Nunca adicione sal, açúcar, mel ou adoçantes na comida do seu bebé.
           - Nunca dê doces, bolos e chocolates ao seu bebé.
           - Não faça fritos e refogados e utilize sempre o azeite em cru.
           - Utilize os boiões apenas em viagem ou situações especiais pois têm muitas calorias.
           - Pode congelar a sopa em doses individuais mas não a deve refrigerar no frigorifico


                                                                      Educadora Daniela Carvalho


Projecto Pedagógico
           

         Nos primeiros anos de vida quando se dá a inserção na creche, a criança tem de ser envolvida por uma atmosfera de ternura, de carinho, de atenção individual. 
        Em casa e, também devido à sua personalidade, cada uma adquire ritmos próprios que têm de ser respeitados na creche, para que a criança não se sinta numa casa de estranhos. Daí um dos princípios fundamentais ser o privilegiar a relação afectiva com as crianças (pais/família/ educadora/auxiliares) é essencial que estes tenham sempre presentes a ideia de prolongamento e continuidade de cuidado e estímulos. Assim sendo, agora que a criança entrou para a creche vamos tentar ajudá-los a uma boa inserção.
        Tudo isto se consegue, ou uma boa, parte através da situação de brincadeira que leva a criança a aprender a ter maior consciência de si própria, desenvolvendo a linguagem, a compreensão de símbolos e a capacidade de atenção, iniciativa e criatividade. É ao Brincar com outras crianças que se aprende a conhecer o outro, a comunicar, a respeitar e que somos obrigados a criar hábitos de trabalho. Em suma é um grande objectivo contribuir para o crescimento da criança, que visamos como conhecedora de si própria e das suas capacidades tornando-a cada vez mais autónoma nas suas decisões e tarefas.
        Este ano o nosso grande objectivo para o Berçario é educar pela afectividade tornando esta a base de todas as situações pedagógicas.
        A afectividade será a base de toda a acção educativa.
        Iremos ainda este ano privilegiar na nossa atitude educativa a individualidade de cada criança. O projecto pedagógico será individualizado  com base numa auscultação das necessidades da crianças ao nível das diferentes áreas de desenvolvimento.
        O conteúdo deste projecto terá ainda exemplos de algumas estratégias que iremos desenvolver com vista a alcançar os objectivos para este ano lectivo.
        A família não poderá estar desligada de todo este processo visto ser a primeira e principal base afectiva das crianças.
        Este caminho não é linear e único é composto por desvios e é impossível querer conduzi-lo, porque as manobras, os avanços ou retrocessos são impulsionados por sorrisos, alegrias, tristezas pedaços de vida que se constroem que não podem ser desligados dos nossos sonhos.

                                   Educadora Daniela Carvalho






3 comentários:

  1. Se todas as nossas crianças fossem tratadas assim nesta fase decisiva das suas vidas, viveríamos todos num mundo melhor!
    Parabéns muito emocionados pelo projecto.
    Que as minhas vibraçoes positivas possam contribuir, de algum modo, para a sua concretização perpétua...

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  2. Parabéns à minha cunhadina e um Bem Haja a pessoas como tu, pois um dia quando fores Mãe, verás o quanto importante é para nós pais sentir que há alguém que não sendo Mãe (ainda) tem muito carinho e amor para dar!!! Beijinhos com orgulho. Susana

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  3. Parabéns aos papás do berçário tiveram realmete inspirados,tão bonitos que ficaram os nossos trabalhos...venha lá o próximo desafio.
    Um Feliz Natal e Ano Novo para a nossa querida educadora Cláudia e as auxiliares Graça e Margarida...beijinho
    Dos papás dos gemeos Rafa e Ema.

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